Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de maio de 2013

MITOLOGIA


MITOLOGIA
                  A palavra mitologia quer dizer "História fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade; a ciência dos mitos;  conjunto de fábulas com explicações sobre os mitos." 
                  Os mitos são tradições lendárias que procuram explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural.
                  A importância primordial da Mitologia reside em todo o seu vasto influxo na Arte e, em especial na Literatura. E, desse ponto de vista, de todas as mitologias do mundo, a mais importante foi, sem dúvida, a da Grécia antiga. Exerceu decisiva influência não só na Antiguidade Clássica, mas ainda nos tempos modernos, por ocasião do movimento cultural  chamado Renascimento. 
                  Alguns anos antes do nascimento de Jesus Cristo, os gregos e romanos rendiam culto a certos deuses, cuja morada, segundo acreditavam, era no Monte Olimpo, de onde baixavam à terra para trazer aos homens alegrias ou tristezas. 
                   Essas divindades símbolos, nomes, representações que lembravam - e ainda lembram - as eternas forças da vida humana e de todo o universo. 
                   Se Netuno, por exemplo, era o Mar, Minerva representava a Sabedoria e Apolo simbolizava o Sol. São nomes de deuses que significam ou indicam perfeições e defeitos humanos, ou também simbolizavam mundos e fenômenos da natureza. 
                   A esses deuses, bem como aos semideuses do Olimpo, os antigos gregos atribiuiam vida mais humana que divina. 
                   É muito importante que as crianças os conheçam, porque os nomes dessas lendárias entidades, dessas divindades mitológicas e seus feitos figuram na História e, mais ainda, alimentam as artes e a literatura. Com a mesma frequência aparecem em livros e museus. 
                   Aqui, de forma pedagógica, procuro dar às crianças uma noção simples, mas suficiente para facilitar seu aprendizado ao longo de sua formação.
Nicéas Romeo Zanchett 
.
LEIA TAMBÉM >> EDUCOPÉDIA LITERATURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário