Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O CASTIGO DE ARACNE - Nicéas Romeo Zanchett


O CASTIGO DE ARACNE 
Por Nicéas Romeo Zanchett
                   Aracne foi uma belíssima tecelã que vivia na Lídia e era muito talentosa para criar lindos desenhos para seus artísticos bordados.
                    Para admirar seu belíssimos trabalhos todos gostavam de visitá-la em seu atelier. Um dia ela recebeu a visita de duas ninfas que viviam num bosque próximo à sua casa. Admiradas por seu talento, elas lhe perguntaram: 
                    - Quem te ensinou a fazer esses belíssimos bordados? Com certeza foi a deusa Minerva!
                    - A deusa Minerva? respondeu com orgulho a jovem tecelã. Estão muito enganadas. Todos os meus bordados são fruto de minha imaginação e habilidade. Minerva nunca me ensinou nada!
                    - Você é mesmo muito soberba, Aracne, replicaram as ninfas. Pois deveria venerar a deusa, em lugar de desprezá-la. Que é habilidosa e capaz, não há duvida; entretanto, nenhum mortal pode competir com a deusa Minerva, filha de Júpiter! 
                    Em seguida retiraram-se, em sinal de reprovação ao que lhes dissera a bela e orgulhosa jovem tecelã. 
                     Passados alguns dias, Aracne ouviu que a estavam chamando à porta de sua casa.  Era uma senhora muito velhinha, com o rosto já coberto de rugas e cabelos muito brancos e ralos que cobriam sua fronte. A estranha anciã suplicou humildemente: 
                     - Tenho ouvido muitos elogios ao seu trabalho e gostaria de admirá-los. Me deixa entrar um pouquinho para apreciá-los de perto?  
                     - Pois não minha boa vovozinha, pode entrar! - respondeu Aracne gentilmente.
                     - A velhinha entrou e mancando apoiada em uma bengala, caminhou lentamente aproximando-se do tear da jovem tecelã. 
                     - Realmente você é muito talentosa - disse meigamente - mas é melhor que não seja muito orgulhosa por isso. Ouvi as pessoas falarem o que você disse às ninfas do bosque e vim até aqui para lhe dar um conselho. Não desafies a deusa Minerva. A nunca conheceu alguém que tivesse mais talento que ela e, se viesse até aqui e visse seu trabalho, certamente haveria uma competição na qual você sairia vencida. 
                       Mas Aracne não se intimidou e disse: 
                       - Já falei e repito, não tenho medo e estou pronta para competir com ela quando quiser, respondeu impetuosamente Aracne.  

                       Ao ouvir essas palavras, a velhinha que até então estava curvada, ergueu o busto, endireitou o o corpo tornando-se esbelta e elegante; as rugas desapareceram de seu rosto, os cabelos se encorparam e tornaram-se vistosamente ruivos, e as vestes velhas e surradas transformaram-se em riquíssimos trajes.. 
                       - Heis-me aqui, Aracne. Você queria competir comigo, pois estou aqui. vamos ver quem é mais habilidosa. 
                       A deusa sentou-se diante de um tear de oro,  que ali foi levado por mãos invisíveis, e a mortal donzela tecelão foi sentar-se junto ao seu tear de madeira. 



                      Ambas trabalharam dias e noites, sem descanso, silenciosamente. O desejo de vitória que cada uma tinha dava-lhes força e tornava-as infatigáveis. 
                      Minerva produziu, em sua tela, o Monte Olimpo com o palácio de Júpiter e todos os deuses. Aracne, por sua vez representou algumas aventuras e episódios da vida dos próprios deuses. 
                     Os dois trabalhos ficaram maravilhosos, absolutamente impecáveis. As figuras bordadas pareciam vivas, dotadas de movimentos, animando com sua presença os fundos perfeitamente desenhados e de harmoniosos coloridos. Mas o trabalho de Minerva resplandecia como iluminado por uma luz misteriosa... E isso não acontecia com a belíssima obra de Aracne. 
                     - Seu trabalho é realmente esplêndido, sem qualquer defeito, disse a deusa, com acentuação severa na voz e trêmula ira. - No entanto, o meu possui uma luz divina, que nenhum trabalho mortal poderá ter! 
                     Sentido-se vencida e humilhada, Aracne inclinou a cabeça. 
                     E então Minerva, com voz terrível, disse-lhe: 
                     - Que tua arrogância seja castigada!  E com suas implacáveis mãos destruiu o trabalha da jovem tecelã. 
                      A comoção de Aracne foi tão violenta que ela sentiu-se desfalecer e pensou que estava morrendo.
                    - Não! Você não morrerá! afirmou a deusa com a voz já um tanto meiga e vencida pela compaixão. Viverá, embora sob outra forma, e sua vida sempre estará pendente de um fio...
E assim dizendo, tocou Aracne com a ponta de sua lança. O corpo da donzela começou a contrair-se, a reduzir-se, tornando-se pequeno e escuro; os braços e pernas dividiram-se pata formar oito patas e a sua formosa cabeça transformou-se em cabeça de um bicho estranho, de olhos saltados... A soberba donzela fora transformada em aranha.  
                   Foi a partir desse dia que a aranha passou a tecer e tornar a tecer a sua teia, cujos fios, na sua delicadeza, refletem os raios do sol.
 
.
Nicéas Romeo Zanchett 
LEIA TAMBÉM >>>  CONTOS E FÁBULAS DO ROMEO
 

Um comentário: